Voice design desperta interesse no 20˚ Fórum de Docentes do CREA-PR

As inovações e tecnologias aplicadas à educação pautaram a tarde de hoje (8) do 20˚ Fórum de Docentes foi encerrado com a apresentação da professora Elisa Maria de Assis (foto), diretora acadêmica da Universidade Norte do Paraná, sobre Educação à Distância. De acordo com ela, o processo de ensino à distância era visto anteriormente como formação complementar, mas hoje os números são marcantes e impressionam. “A educação à distância no Brasil cresceu muito nos últimos dez anos e atualmente já está consolidada e aceita pelo mercado, com 1,2 milhão de pessoas matriculadas neste formato em 2012”, citou. “Temos 50% de jovens brasileiros entre 15 e 17 anos fora do ensino médio, 40 milhões de trabalhadores com escolaridade inferior a quatro anos, 300 a 400 mil professores de escolas públicas sem formação superior adequada à Lei de Diretrizes e Bases. Este público está apto a receber esta grande demanda por aprendizagem”, disse Elisa.

Segundo ela, o formato de EAD é procurado justamente em função de seu custo acessível, flexibilidade de agenda, uso de tecnologias, resultados positivos junto ao Ministério da Educação (MEC), maior aceitação no mercado e qualidade de ensino. “O sucesso do EAD desconstrói mitos e muda paradigmas no processo de ensino”, comentou. “Precisamos pensar que estamos lidando com um público novo, os ‘nativos digitais’, pessoas que nasceram inseridas no universo web e não querem nem gostam de usar material didático analógico. Com nosso expertise podemos produzir materiais didáticos da maior qualidade, porque nosso conhecimento é inegável. Não podemos, no entanto, ter medo do uso da tecnologia. Ela deve ser vista como uma aliada na formação desta geração de futuros profissionais”.
Interpelada por Jorge Cury Neto que referiu-se a sua participação no Congresso Internacional de Educação a Distância onde apresentou a nova área do conhecimento, voice design, Elisa Assis enfatizou a relevância do tema que confessou-se interessada pelo assunto.

Por Daniela Licht (Regional Curitiba). Foto: Leandro Taques

Elisa Maria de Assis
Elisa Maria de Assis

Voice design desperta interesse no 20˚ Fórum de Docentes promovido pelo CREA-PR