Palestra sobre comunicação verbal do TCE-PR gera debate

 A palestra promovida pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Paraná, numa iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas proferida pelo servidor Jorge Cury Neto se transformou um consistente debate sobre os mais variados aspectos do poder da palavra falada na instituição.
Cury apresentou alguns materiais produzidos especialmente para  a ocasião para levar os participantes a uma experiência sonora com o poder da palavra falada, lançando mão de recursos de áudio utilizados na sonorização de cinema associado a narração de conteúdos sobre o tema.
Entre os participantes, a Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas, Cristina Iwersen, enfatizou a pertinência da exposição e da reflexão sobre o tema pelas características inerentes da comunicação falada que além da mensagem em si, transmite o sentido, o sentimento do que se está dizendo e isso faz  grande diferença.
O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Magro, município da Região Metripolitana de Curitiba, fez questão de enautecer a relevância da discusão do tema que foi o que o atraiu a participar. Ele contou que já adulto o grande desafio dele era falar com as pessoas, ao ponto de ter dificuldades de realizou uma simples compra no comercial, mas com muito esforço conseguiu superar o problema e hoje ocupa o cargo de chefe do legislativo de Campo Magro.
Já o Diretor da Diretoria de Execuções, a DEX do TCE, considerou que a utilização da palavra falada dá mais autenticidade, mais confiabilidade da mensagem quando é transmitida pela voz, já que o próprio emissor que está falando, dando um carater mais pessoal a comunicação, diferentemente do texto que é mais impessoal.
Jorge Cury comentou além da palestra que proferiu, como responsável pela área de áudio da Coordenadoria de Comunicação Social do tribunal, o tema palavra falada ter sido algo da criação sistemática de uma série de atividades dentro da composição de um processo de comunicação que visa dar voz aos servidores e contribuir com a humanização dos relacionamentos pessoais e profissionais.
Para agendar: Voice design ‘A ciência da palavra falada aplicada’
+55  (41) 3352-4000
+55  (41) 9111-5151
jorgecuryneto@voicedesigninstitute.com