Voice design: O poder comunicacional da palavra falada

A palavra falada e ouvida tem uma decodificação só, uma simples decodificação transformando a palavra em entendimento cerebral, na palavra escrita há uma dupla decodificação, tendo que transformar aqueles hieróglifos, aquele símbolo em palavra que depois são decodificadas pelo cérebro.
Na palavra falada e ouvida a voz é do emissor, já na escrita o leitor é quem empresta sua voz para o texto e é ele quem interpreta a emoção contida no texto.
Segundo aspecto que é fundamental no universo digital que tudo que é escrito exige atenção exclusiva, numa época em que as pessoas têm cada vez menos tempo, a voz, o som, a palavra falada pode ser consumida enquanto desenvolvemos outras tarefas, podemos ouvir enquanto estamos dirigindo, muitas vezes preso no trânsito, e assim por diante, ao passo quanto temos que ler alguma coisa, temos que separar um tempo exclusivo para a leitura.
Por isso a tendência no universo digital é cada vez mais a gente se valer da palavra falada, tanto para consumir informação ou entretenimento como para emitirmos as mensagens em nosso dia a dia com o tempo mais escasso.
O que podemos concluir que isto é que dá a palavra falada num enorme poder de comunicação, quanto mais for digital o mundo.
Se a gente quer expressar exatamente o que a gente sente, falando é sempre muito mais fácil transmitirmos a mensagem, principalmente em relação ao sentimento.
Walter Longo, mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm afirma em entrevista que a comunicação por escrito é como fazer sexo e a comunicação falada é como fazer amor.
Ele explica que há um nível de envolvimento, de engajamento emocional que se percebe na palavra falada que fica muito difícil ser percebida na palavra escrita.
A palavra falada é a principal digital humana, é através dela que somos identificados, representado pela sua voz no ato comunicacional.

Para agendar: Voice design ‘A ciência da palavra falada aplicada’
+55  (41) 3352-4000
+55  (41) 9111-5151
jorgecuryneto@voicedesigninstituto.com.br