Linkedin: Voice Design no grupo Voice Over Professionals

vdlinkOlá pessoal, estou compartilhando e gostaria de saber a opinião de voces sobre o assunto voice design.

Jorge Cury Neto

O voice design tem a função de prover a aquisição do estado pleno de consciência da fala, vivenciada durante o ato comunicacional que permita exercer o domínio sobre os atributos da voz, tais como: entonação, o ritmo, a velocidade, o volume, a freqüência, o tom de grave e de agudo, entre outros recursos de fonação que são permeados adequadamente a aplicação estratégica de pausas, de questionamentos, do monitoramento do limite da memória de trabalho do receptor, atentando-se a qualificação e quantificação de informação por tempo de exposição, para ser armazenado pela ilimitada memória de longo prazo, de modo suficientemente afetivo que gere experiência com o conteúdo memorizado e com isso viabilize a aprendizagem do discente.

Howard Ellison

À primeira vista, Jorge, isso parece um longo caminho muito analítica para informar o ato, a partir da realização de script. Com certeza os trabalhadores da voz procuram palavras-chave, consideram onde fazer uma pausa, adaptar timbre vocal para indicar emoção ou empatia e assim por diante. Também tenha em vista uma “imagem” do público específico, mas a maioria trabalha subliminarmente, eu acho. Na verdade, nós tentamos não ser “auto-consciente”.

O que eu considero a partir de sua observação é a necessidade de pensar mais sobre a cognição do ouvinte, em particular, um aluno na aprendizagem. Muito do que as pessoas fazem com a  voz é expressa num espaço de tempo. Podemos muito bem falar devagar, sentimos o texto muito complexo, mas pode significar acelerando a leitura. Credito que os escritores / produtores / diretores (só alguns vão compreender e não muitos) vai pegar o que você diz.